Você pode estar se perguntando o porquê da afirmação então vamos direto as explicações.
- Você treina para fazê-las, não para bater Recorde de Teste de Esforço.
- O tempo de 10K é fortemente relacionado com consumo de oxigênio. Sendo a seguinte relação é verdadeira 10K entre 60 e 65 minutos, VO2 máx em torno de 43, 45 ml/kg/min. 10K sub 50 VO2máx entre 45 e 47 ml/kg/min, Sub 40 é acima de 58 ml/kg/min. Por que faço este teste então? Para ver se não tem nada no coração!!
Mas como posso usar meu tempo como parâmetro para treino?
Primeiro vamos ás perguntas que você deve responder depois que faz uma prova?
- Teve que caminhar durante o percurso?
SIM. Vamos treinar!! Seguir a planilha treinar 3 x por semana, na próxima esta é meta não caminhar.
- Sentiu mais fadiga nas pernas (musculatura) ou fôlego?
PERNAS: pode estar faltando treinos anaeróbios. Tiros de 200, 400, e até 800m com intervalo parado, que acumulam lactato. Não como se acostumar fazê-lo acumular.
FÔLEGO: Volume de treino ou falta de descanso. Veja qual seu caso para Volume de treino dê tempo ao tempo aumente um pouco e vamos de novo. Para cansaço?? Durma!! Faz parte do treino.
Ah não respondemos como usar o tempo!
Próximo post! Semana que vem! Só para falar é deste modo que os “prós” treinam! E assim que se treina a muito tempo! % do melhor tempo! Tem forte embasamento científico e é simples!!
Bom, depois de pensar sobre as respostas para as perguntas hora de repensar a preparação, tanto para treina com treinador quanto para quem treina sozinho!!
Vamos treinar!!


[...] último post falamos que tempo de prova é melhor parâmetro para prescrição de treino. Mas e se eu for [...]