Fala moçada! Vamos continuar aprendendo sobre kettlebell? No texto anterior vimos um pouco sobre os princípios básicos envolvidos na prática e hoje vamos começar a conhecer um pouco sobre os principais movimentos/exercícios que podemos realizar com esta ferramenta.
E para iniciar vamos falar do movimento mais popular do kettlebell: o Swing. Provavelmente você já deve ter visto alguém “balançando” esta bola de ferro por entre as pernas e elevando até a altura dos ombros. Pois bem, este é o adorado Kettlebell Swing.
O swing é o movimento base para todos os exercícios do treinamento com Kettlebell. Inicia-se entre as pernas e desloca-se através de um pendulo até a altura dos ombros, sempre mantendo o deslocamento do peso em um arco imaginário com a sua parte mais pesada girando para fora. O swing consiste em uma flexão seguida por uma extensão de quadril rápida e forte. Esta extensão do quadril é essencial para o fortalecimento da região mais frágil do corpo, a coluna vertebral, e o complexo quadril-pelve-lombar. A inércia que o swing proporciona ativa os músculos dos glúteos, posteriores de coxa e eretores de coluna, ou seja, a cadeia cinética posterior, estabilizando o corpo.
No nosso dia a dia é muito comum não estimularmos esses grupos musculares, pois passamos muito tempo sentados, seja trabalhando, estudando ou até em nosso lazer, como assistindo a um filme. Quando ficamos por muitas horas nessa postura, criamos um desequilíbrio nas musculaturas e como resultado surgem as lesões. Este exercício é ótimo para corrigir este erro.
Com relação ao trabalho muscular, o swing apresenta um poderoso trabalho do core (reto, transverso, oblíquo externo do abdômen, parte inferior do reto abdominal, reto femoral, quadrado lombar, eretor de espinha, glúteo médio e máximo); um enorme recrutamento de glúteos e quadríceps; e também a participação da cintura escapular, que é recrutada na estabilização dos ombros, ou seja, um movimento de surpreendente mobilização muscular. Este exercício também é muito importante para se compreender como funciona a mecânica da potência no quadril e a capacidade de gerar força rápida.
Realizar swings vai te auxiliar em:
- Aumentar a capacidade de se treinar força por exigir muito do trabalho excêntrico (queda do peso);
- Estabilidade articular, devido ao manuseamento de cargas intrínsecas e extrínsecas durante o movimento;
- Melhora da postura;
- Aumento do gasto calórico, já que como todo o corpo tem de trabalhar em conjunto, com toda a musculatura e articulações realizando suas funções de forma intensa, há um aumento do metabolismo e consequentemente do gasto calórico;
- Melhora da velocidade e tempo de reação. Este exercício exige do sistema nervoso central uma resposta rápida para que se controle a inércia do kettlebell que está sempre em movimento aumentando sua velocidade e tempo de reação.
Se você está procurando um exercício que vá te ajudar a acabar com suas dores nas costas, deixar sua coluna, coxas e glúteos mais fortes e torneados e ainda por cima fazer você correr melhor, faça swings! Mas lembre-se, sempre sob supervisão de um profissional.
E aí? Bora treinar? Lembre-se que para ter bons resultados e obter a melhor experiência, não faça por conta própria. Procure sempre um profissional capacitado. Lembrando que a V8 possui seus treinos outdoor de kettlebell. Venha vivenciar esta experiência e dar um UP nos seus treinos!
Texto: Jhomyr Modesto Dias