E aí atletas bora conhecer mais um pouco desta fantástica ferramenta de treinos? Hoje vamos conhecer o Jerk.
Jerk é o nome dado a segunda parte do movimento do arremesso no levantamento olímpico. Ele consiste em elevar o peso da altura dos ombros até a extensão total acima da cabeça, em um movimento único e potente, onde se utiliza um enorme trabalho dos músculos da coxa, tronco e braços. No caso do kettlebell, o jerk pode ser executado em movimentos contínuos, partindo do mesmo ponto inicial, ou em combinação com o clean, formando um exercício denominado Long Cycle (clean + jerk).
O Jerk exige um trabalho conjunto de glúteos, anteriores e posteriores de coxa, oblíquos abdominais, dorsais, ombros e braços, o que o caracteriza como um excelente exercício de força e estabilização corporal. Ele é o exercício mais eficiente para se elevar um peso acima da cabeça. Em sua execução necessita-se um grande impulso dos membros inferiores seguido de uma rápida entrada sob o peso e uma finalização firme, estável e segura com todo o corpo estendido e o peso acima da cabeça.
Além destes benefícios, o jerk é um exercício que requer alto grau de coordenação, noção de tempo e capacidade de gerar potência máxima de forma rápida e eficiente. Características estas que auxiliam os atletas em outras modalidades esportivas.
O jerk é muito utilizado nos esportes de levantamento de peso e também faz parte das fases preparatórias e de condicionamento de outras modalidades, como lutas por exemplo. Junto com o clean, formam uma dupla perfeita para trabalhar potência, estabilidade, força, coordenação e resistência.
Se você quiser experimentar, venha treinar conosco. Terças e quintas de manhã e à noite a V8 possui seus treinos outdoor de kettlebell. Experimente essa fantástica ferramenta de torne seus treinos ainda mais fortes!
Vamos ficando por aqui. No próximo falaremos de um movimento bem conhecido de vocês, então não perca!
Forte abraço, bons treinos até a próxima!
TEXTO: Treinador Jhomyr Dias Modesto