Fala moçada, na paz? Estamos chegando ao final dessa série de textos sobre kettlebell e hoje vamos conhecer o penúltimo movimento a ser abordado: o Long Cycle.
Long Cycle na verdade não é um novo movimento em si, pois este nome é dado a união de outros dois movimentos: o Clean e o Jerk. Se você não sabe quais são estes movimentos, então volte alguns textos anteriores e leia sobre eles primeiro.
O Long Cycle consiste na execução contínua entre um movimento do Clean, de onde o peso vem até a linha do ombro; seguido por um Jerk, quando o peso é elevado acima da cabeça (overhead position). Feito o movimento de subida, o peso então retorna para a linha do ombro (rack position) e em seguida é “solto” para executar um novo Clean e assim dar continuidade as repetições.
Por se tratar de uma combinação entre dois movimentos, o Long Cycle exige um trabalho conjunto dos principais grupos musculares do corpo (glúteos, anteriores e posteriores de coxa, abdominais, dorsais, ombros e braços) bem como de uma boa capacidade aeróbia. Ele traz os mesmos benefícios dos movimentos que o compõem além de aperfeiçoar o trabalho de coordenação e ritmo entre as repetições.
Quanto a forma de execução, o Long Cycle pode ser realizado com uma ou duas peças. Quando realizado com uma recebe o nome de One Arm Long Cycle, mais comumente chamado de OALC; e quando realizado com duas é chamado de Two Arm Long Cycle, ou TALC.
O Long Cycle é muito eficiente em trabalhar potência, estabilidade, força, coordenação, resistência e ritmo. Além disso, é tido como o “queridinho” dos praticantes de kettlebell devido à sua mecânica de execução (relação esforço/pausa) e sua característica desafiadora. Mais um movimento novo para você aprender e incluir na sua rotina de treinos. Lembrando que sempre execute sob supervisão de profissionais capacitados.
A V8 conta com um time super preparado para te atender no mundo do kettelebell. Se você quiser experimentar, venha treinar conosco. A V8 possui seus treinos outdoor de kettlebell. Experimente essa ferramenta e torne-se cada vez mais forte!
Por hoje é isso. Vamos ficando por aqui e na próxima conheceremos o último movimento que é… Surpresa!
Forte abraço, bons treinos e até a próxima!
TEXTO:
Jhomyr Dias Modesto