Fala pessoal! Prontos para mais uma conversa de aprendizado sobre o kettlebell? O assunto da vez: o Clean.
Clean é o nome dado a primeira parte do movimento do arremesso no levantamento olímpico. Ele consiste em elevar o peso do solo até a altura dos ombros em um movimento único e potente, onde se utiliza um enorme trabalho dos músculos da coxa e tronco. No caso do kettlebell, o clean é executado em movimentos contínuos, partindo do mesmo ponto de início que o swing, isso é, sem retornar ao solo.
O Clean exige um trabalho conjunto de glúteos, posteriores de coxa, oblíquos abdominais e dorsais, o que o caracteriza como um excelente exercício de força e estabilização corporal.
Pensando no dia-a-dia, quantas vezes você se abaixou, ou viu alguém se abaixar para pegar algo pesado no chão e na hora de subir sentiu que deu ruim na lombar. Pois é, isso acontece porque normalmente ao invés de utilizarmos as pernas e o quadril para agachar e levantar, flexionamos muito o tronco e pouco os joelhos, sobrecarregando a região lombar. Soma-se isso a fraqueza das cadeias musculares envolvidas e temos um quadro de lesão.
O clean é um dos exercícios que pode resolver este problema. Seu trabalho atinge os grupos musculares envolvidos fortalecendo-os, além de melhorar a consciência corporal para o movimento. Um único exercício com muita aplicação prática.
Além desta característica, o clean é muito utilizado nas fases preparatórias de esportes como vôlei, basquete, atletismo e Levantamento Olímpico. Junto com o swing, formam uma dupla perfeita para trabalhar potência, estabilidade e consciência corporal.
Lembre-se que para ter bons resultados e obter a melhor experiência, não faça por conta própria. Procure sempre um profissional capacitado. Lembrando que a V8 possui seus treinos outdoor de kettlebell. Venha vivenciar esta experiência e dar um UP nos seus treinos!
TEXTO: Treinador Jhomyr Dias Modesto