Não é apenas colocar um tênis e já sair correndo, antes de iniciar um treino é necessário preparar o corpo de forma global e também específica, a partir do que é comumente chamado de aquecimento.
Para iniciar um treino de corrida aconselha-se que seja feito um trote ou caminhada com cerca de 5 a 10 minutos para adaptação cardiovascular do atleta, com intuito de aumentar sua frequência cardíaca, ou seja, ritmo leve para aquecer o corpo de forma geral.
Após a realização dessa primeira etapa, do trote ou caminhada inicial devemos realizar alguns movimentos para liberação articular, os conhecidos “exercícios articulares”, priorizando mobilidades de tornozelo e quadril, a partir exercícios balísticos. (Alongamentos com movimentação)
E como parte final de aquecimento são feitos os exercícios educativos, de coordenação seguidos de algumas acelerações. Os educativos são realizados principalmente como forma de educar o atleta em relação a biomecânica na corrida, pois nesse momento o atleta encontra-se descansado, e consegue realizar movimentos de coordenação com mais propriedade e concentração. Assim, o atleta sai para a parte da corrida com o corpo preparado fisiologicamente, além de estar com uma consciência corporal mais aguçada para reproduzir o movimento da corrida durante o treino.
Então lembre-se, antes de correr vamos fazer o aquecimento com a seguinte sequência:
Caminhada ou trote leve + Exercícios articulares + Educativos + Acelerações
Fazendo isso você vai perceber que seu treino vai render bem mais, além de já entrar para a parte principal do treino mais preparado, diminuindo o risco de lesões musculares devido a movimentos bruscos e ou falta de despreparo muscular para o exercício.