A força é entendida como a capacidade muscular de gerar tensão. Esta tensão, por sua vez, pode ser aplicada de diferentes formas e nos permite movimentar nosso corpo, mover objetos, saltar, empurrar puxar, resistir a pressões ou sustentar cargas.
Quando nossos músculos se tornam mais fortes, nossos movimentos são realizados de maneira mais eficiente e com menor gasto energético. Além disso, um corpo mais forte é menos suscetível a lesões.
Quando treinamos a força muscular, algumas melhoras acontecem em nosso corpo:
- recorremos a um maior número de fibras musculares;
- melhoramos a coordenação intramuscular e intermuscular;
- melhoramos a produção de força dos músculos.
Níveis mais elevados de força muscular significam menos necessidade de ativação muscular para mover a mesma carga, o que significa menor demanda de energia para o mesmo esforço. O resultado é o aumento do desempenho. Logo, um programa de treinamento de corrida que inclui trabalhos de força é essencial para melhorar a performance.
Mas como treinar a força?
O treinamento de força, também chamado de treinamento resistido, ou treinamento contra resistência ou ainda treinamento com pesos é um tipo de trabalho que exige que a musculatura do corpo promova movimentos contra a oposição de uma força.
A forma mais comum e usual de treinar força é a Musculação ou Treinamento com Pesos, porém ganhos de força também são observados em trabalhos como Treinamento Funcional, Kettlebell, Pliometria e até Corridas em Ladeiras.
Agora você já sabe sobre a importância de treinar a força para melhorar sua corrida. Então ta esperando o quê?! Escolha uma dessas atividades e comece já!
Até a próxima e bons treinos!